Cláudia Santos do Nascimento Gomes
Editora
Nesta 5ª edição do Periódico de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico, a Revista Eletrônica Don Domênico, apresentamos as mudanças estruturais necessárias para a melhor elaboração da publicação.
Neste número, inovamos com a divisão da revista em duas partes: na primeira, há os artigos referentes à discussão e análise dos processos evolutivos do Estado, da administração pública, dos poderes do Estado, bem como uma visão didático-pedagógica dos temas acerca de Geografia, conhecimentos esses inerentes e necessários para todo saber acadêmico e científico.
Na segunda parte, trazemos à discussão o tema solicitado para a 5ª edição: “Formação de professores e ensino”.
Os artigos trazem as inquietações, indagações e estudos acerca da formação e da atuação profissional do professor no século XXI, enfatizando a atuação com a prática reflexiva do profissional da educação.
Boa leitura!
1. A COMUNICAÇÃO NA CARTOGRAFIA
Ivani Ribeiro da Silva
2. ANÁLISE DO PROCESSO EVOLUTIVO DO ENTE ESTATAL
José Juarez Tavares Lima
3. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fernando Mendes Passaes
4. PODERES DO ESTADO, FORMAS DE ESTADO E FORMAS DE GOVERNO
Mônica Machado Alonso
5. SEMIOLOGIA GRÁFICA E A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Sérgio Feitosa
6. UM OLHAR BRASILEIRO SOBRE A EDUCAÇÃO DE REALIDADES DIFERENTE
Angela Omati Aguiar Vaz
7. O ENSINO REFLEXIVO NA ERA DO PÓS-MÉTODO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUAS DE CURSOS LIVRES
Caroline Toni Foppa
8. LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO: COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
Marcel André Valluis
9. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROFESSOR REFLEXIVO
Cláudia Santos do Nascimento Gomes
10. O ENSINO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Eliza Helena Ercolin
11. REINVENTANDO A EDUCAÇÃO
Maria Lucia S. de Oliveira
12. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA
Mônica de Lourdes Neves Santana