Edição 5

Cláudia Santos do Nascimento Gomes
Editora

Nesta 5ª edição do Periódico de Divulgação Científica da Faculdade Don Domênico, a Revista Eletrônica Don Domênico, apresentamos as mudanças estruturais necessárias para a melhor elaboração da publicação.

Neste número, inovamos com a divisão da revista em duas partes: na primeira, há os artigos referentes à discussão e análise dos processos evolutivos do Estado, da administração pública, dos poderes do Estado, bem como uma visão didático-pedagógica dos temas acerca de Geografia, conhecimentos esses inerentes e necessários para todo saber acadêmico e científico.

Na segunda parte, trazemos à discussão o tema solicitado para a 5ª edição: “Formação de professores e ensino”.

Os artigos trazem as inquietações, indagações e estudos acerca da formação e da atuação profissional do professor no século XXI, enfatizando a atuação com a prática reflexiva do profissional da educação.

Boa leitura!


1. A COMUNICAÇÃO NA CARTOGRAFIA

Ivani Ribeiro da Silva

2. ANÁLISE DO PROCESSO EVOLUTIVO DO ENTE ESTATAL

José Juarez Tavares Lima

3. ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fernando Mendes Passaes

4. PODERES DO ESTADO, FORMAS DE ESTADO E FORMAS DE GOVERNO

Mônica Machado Alonso

5. SEMIOLOGIA GRÁFICA E A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Sérgio Feitosa

6. UM OLHAR BRASILEIRO SOBRE A EDUCAÇÃO DE REALIDADES DIFERENTE

Angela Omati Aguiar Vaz

7. O ENSINO REFLEXIVO NA ERA DO PÓS-MÉTODO: UM ESTUDO ENTRE PROFESSORES DE LÍNGUAS DE CURSOS LIVRES

Caroline Toni Foppa

8. LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO: COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Marcel André Valluis

9. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: O PROFESSOR REFLEXIVO

Cláudia Santos do Nascimento Gomes

10. O ENSINO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Eliza Helena Ercolin

11. REINVENTANDO A EDUCAÇÃO

Maria Lucia S. de Oliveira

12. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA

Mônica de Lourdes Neves Santana

Guarujá - ISSN 2177-4641 - Periodicidade Semestral