Revista Eletrônica Don Domênico

Cláudia Santos do Nascimento Gomes

Editora

As tecnologias desempenham um papel fundamental na vida cotidiana, permeando diversos aspectos de nossas atividades diárias. Desde a comunicação instantânea por meio de smartphones até a automação de processos em residências e empresas, a presença da tecnologia é onipresente. Na vida cotidiana, essas inovações simplificam tarefas, otimizam tempo e ampliam as possibilidades de interação, socialização e entretenimento. O acesso à informação também é facilitado, permitindo que as pessoas se mantenham atualizadas sobre os acontecimentos globais, busquem conhecimento e explorem novas ideias com facilidade.

No contexto educacional, o uso das tecnologias tem revolucionado os métodos de ensino e aprendizagem. As salas de aula digitais, por exemplo, proporcionam um ambiente mais dinâmico e interativo, onde os alunos podem acessar uma variedade de recursos educacionais, participar de atividades colaborativas. Além disso, as tecnologias na educação promovem a inclusão, permitindo que estudantes com necessidades especiais tenham acesso à ferramentas e recursos adaptados as suas necessidades individuais, promovendo uma aprendizagem mais equitativa e personalizada.

Outro aspecto relevante é a capacidade das tecnologias de ampliar as fronteiras do conhecimento, possibilitando o acesso a conteúdos e especialistas de todo o mundo. Plataformas de ensino à distância e cursos online permitem que pessoas em diferentes localidades geográficas tenham acesso à educação de qualidade, muitas vezes sem a necessidade de deslocamento físico. Isso democratiza o acesso à educação e contribui para a formação de uma sociedade mais instruída e preparada para os desafios do século XXI.

Além disso, as tecnologias na vida cotidiana e na educação fomentam o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho atual. Desde a capacidade de utilizar ferramentas digitais até a aptidão para lidar com grandes volumes de informações, as competências tecnológicas são cada vez mais valorizadas no mundo do trabalho. Portanto, o uso das tecnologias não apenas enriquece a experiência de vida e aprendizado, mas também prepara quaisquer indivíduos para enfrentar os desafios e oportunidades de uma sociedade em constante transformação digital.

A 14ª. Edição da Revista Eletrônica de Divulgação Científica do Centro Universitário Don Domênico traz temas que fomentam a discussão acerca do uso das tecnologias educacionais, o cotidiano educacional e metodologias inovadoras com uso de tecnologias, além dos temas acerca de Direito e inclusão escolar.

Assim, as tecnologias na vida cotidiana e na educação têm o potencial de promover mudanças sociais e econômicas significativas. Ao facilitar o acesso à informação e ao conhecimento, essas inovações capacitam as pessoas a melhorar suas condições de vida, buscar novas oportunidades de emprego e contribuir para o desenvolvimento de suas comunidades. Dessa forma, o uso responsável e criativo das tecnologias pode tornar vida cada vez melhor e mais inteligente.

Boa Leitura!

Guarujá - ISSN 2177-4641 - Periodicidade Semestral