Revista Eletrônica Don Domênico

Cláudia Santos do Nascimento Gomes

Editora

O ano de 2020 introduziu o novo normal no mundo em todos os segmentos. Empreender foi o conceito mais conferido nesse momento conturbado. No entanto, que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as competências para criar o diferente com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço individuais necessários, assumindo todos os riscos financeiros, físicos e sociais. Essa definição descreve bem quem é o empreendedor.

Nesta 11ª. Edição da Revista Eletrônica de Divulgação Científica do Centro Universitário Don Domênico, trazemos à discussão temas instigantes relacionados ao empreendedorismo e à Educação. Esses dois temas são tratados entrelaçados, pois novos documentos oficiais como a BNCC tratam o assunto em sala de aula, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, objetivando desenvolver o protagonismo juvenil por meio de práticas que estimulem a autonomia e a vontade de buscar a resposta para a resolução de problemas do cotidiano, trabalhar a confiança com o estímulo ao desafio, por meio de treinamento de atributos de postura pessoal como iniciativa, proatividades, comprometimento, perseverança, caráter, ética, orientação para resultados, oferecer exercícios e atividades que estimulem a criatividade, gestão de riscos, sustentabilidade, gestão, organização, perseverança e autoavaliação; entre outros aspectos que desenvolvam o futuro empreendedor.

Nesse desenvolvimento entrelaçado, a Educação Inovadora se faz protagonista em sua essência. As metodologias Inovadoras de aprendizagem devem estar presentes para fomentar nos ambientes educacionais todos os fatores que contextualizem e estimulem nos estudantes o método como foco, assim, desenvolvendo o pensamento crítico, a colaboração, e a criatividade.


Boa Leitura!

Guarujá - ISSN 2177-4641 - Periodicidade Semestral