COLAP

A COLAP – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos (PROUNI) – foi implementada nas Instituições de Ensino Superior (IES) para atender à portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 1.132, de 2 de dezembro de 2009. O objetivo da COLAP é acompanhar, averiguar e fiscalizar a prática do PROUNI nas IES privadas, além de interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões. Destarte, quaisquer dúvidas e/ou sugestões para melhoria/denúncia de irregularidades encontradas por qualquer membro acadêmico, devem ser encaminhadas à COLAP, para serem analisadas e discutidas em reuniões de natureza consultiva entre seus membros.

A COLAP deve ser formada por um aluno da IES, um professor, um membro da IES, que deve ser o coordenador ou um dos responsáveis pelo PROUNI no Centro Universitário e um representante da sociedade civil, devendo haver um suplente para cada membro titular.

O processo de escolha dos representantes discente e docente e seus suplentes deverá ser feito por meio de eleições, divulgado na IES.

A COLAP tem a finalidade de aprimorar as relações acadêmicas entre os bolsistas PROUNI e a IES. O Art. 2º da referida Portaria dispõe sobre sua instituição e determina que a COLAP:

I – exerça acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do PROUNI nas IES participantes do Programa;

II – interaja com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, se for o caso, à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI (CONAP);

III – emita, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do PROUNI; IV – forneça informações sobre o PROUNI à CONAP.

Documentos disponíveis para consulta

Regimento interno da comissão

Portaria Nº7/2012

Portaria N°3/2014

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2021/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2020/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2020/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2019/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2019/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2018/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2018/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2017/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2017/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2016/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2016/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2015/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2015/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2014/2

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2014/1

Relatório Circunstanciado – PROUNI 2013/2