Logística

Duração

4 semestres

Período

Noturno

Grau

Tecnólogo

A Logística engloba mecanismos, meios e estratégias para a entrega de produtos, desde o ponto de abastecimento até o consumo, a um custo menor, respeitando a boa e melhor conservação do que é transportado.

A Logística está relacionada com as atividades de circulação, de organização, planejamento e previsão da demanda de estoques, de redes de transporte, armazenamento ou distribuição. Portanto, a Logística vai muito além do transporte.

Por que fazer o curso de Logística?

O curso de Logística na UNIDON tem o foco direto no mercado de trabalho.

O aluno que faz o curso de Logística tem a oportunidade de ter uma visão ampla das atividades da profissão, os desafios e especialidades, além de poder trocar experiências com outros alunos com o mesmo objetivo.

Ainda tem a possibilidade de atuar em várias áreas: centros de distribuição, transportadoras, aeroportos, indústrias, comércios, agronegócio e também e-commerce, cuidando da obtenção de matéria-prima até a entrega para o consumidor final, cadeia de suprimentos também conhecida como supply chain.

Mercado de trabalho

Os profissionais de Logística, principalmente os formados na UNIDON, são capacitados e especializados nas questões voltadas a armazenagem, estocagem e transporte de mercadorias.

O egresso de Logística pode trabalhar em empresas, na área de Logística, na área portuária e, também, está preparado para gerenciar redes de distribuição e unidades Logísticas, dominar o processo de compras, identificar os melhores fornecedores, negociar e estabelecer os padrões adequados para recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais.

Outra função é gerenciar estoques, sistemas de abastecimento, planejamento e acompanhamento de fluxo de pedidos e outras atividades.

Perfil do profissional de Logística

Diante de todas as responsabilidades, evidentemente, o profissional de Logística deve possuir competências técnicas e socioemocionais para trabalhar na função.

Comunicação eficiente e bom relacionamento interpessoal são extremamente importantes na profissão. Afinal, o profissional de Logística se comunica com fornecedores, clientes e demais funcionários de departamentos diversos dentro da empresa.

Também é fundamental ter inteligência emocional, flexibilidade e resiliência para lidar com as adversidades, principalmente quando algo foge do planejado.

A criatividade é ainda uma grande aliada nesse sentido.

Outras características que fazem parte do perfil são: liderança, raciocínio lógico, visão estratégica e planejamento.

O que você aprenderá no curso

A matriz curricular do curso de Logística da UNIDON foi elaborada visando à formação completa do profissional.

No curso de Logística, o aluno tem contato com as técnicas de armazenamento e transporte de bens e mercadorias praticadas em empresas e indústrias.

Ver Unidades Curriculares

Por que estudar na UNIDON?

O curso Superior de Tecnologia em Marketing do UNIDON forma profissionais aptos a cuidar da imagem de uma empresa e como ela vai se comportar com os clientes. Além disso, o egresso do curso de Tecnologia em Marketing  terá condições de criar estratégias para tornar o produto mais atraente e conseguir aumentar o número de vendas.