Letras

Duração

8 semestres

Período

Noturno

Grau

Licenciatura

LETRAS é a graduação que contempla a formação de professores para atuarem no ensino fundamental e médio. O curso promove a compreensão, bem como, suas manifestações artísticas nas mais variadas formas de linguagens, do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

O Curso de LETRAS é focado nos aspectos linguísticos e literários das línguas, por isso é importante que o estudante tenha o gosto pela leitura, boa comunicação e organização. O profissional com graduação em Letras desenvolve competências que permitem moldar uma língua para atender a objetivos específicos. Habilidades de pesquisa, apuração, comparação, senso crítico e interpretação são essenciais para esse profissional.

Por que fazer o curso de Letras?

O Curso de LETRAS tem ampla atuação no mercado de trabalho, além disso promove no estudante, com o aprendizado sobre literatura, história da língua, filosofia e sociologia seu pleno desenvolvimento pessoal, dando-lhe plenas constituições de integrar-se como sujeito na sociedade por meio da linguagem, pois durante todo o curso aprimorará seu conhecimento pleno acerca da Língua Portuguesa. Tais habilidades são supervalorizadas no mercado, mas, ao fazer o curso, o graduando poderá desenvolvê-las com mais eficiência para chegar à frente de outros candidatos, inclusive, no mundo corporativo.

Mercado de trabalho

Há um mercado muito amplo para o licenciado em LETRAS. Além de atuar na Educação Básica como professor no Ensino Fundamental e Médio, o graduado está apto a trabalhar também:

  • Na área docente: Educação fundamental, média, técnica e superior, cursos com caráter não formal, em diferentes níveis.
  • Assessoria cultural: Assessoria linguística e literária às empresas públicas e particulares.
  • Produção e apresentação: Programas culturais de rádio e TV
  • Crítica literária: Comentar obras em jornais e revistas e na imprensa falada.
  • Editoração: Preparar, revisar e padronizar textos, com vistas a edição.
  • Edição: Publicação de jornais, revistas, livros, etc.
  • Na área turística e empresarial: Como intérprete em roteiros que usem a língua inglesa e como comunicadores de informações turísticas no Brasil e em outros países, onde se fala a língua portuguesa.
  • Tradução e interpretação: Verter textos técnicos ou literários de um idioma para outro; fazer tradução oral de discursos, reuniões, conferências.

O que você aprenderá no curso

A matriz curricular do curso de LETRAS abrange as disciplinas necessárias e competentes visando à formação completa do profissional, bem como, para a inserção no mercado de trabalho. No curso, o estudante aprenderá Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura e Cultura Africana e Afro-brasileira, Literatura e Cultura Inglesa, Linguística, Análise do Discurso, Sociolinguística, e uma formação pedagógica para a licenciatura em Letras, entre outras temáticas. Além disso, a matriz curricular contempla atividades essencialmente práticas que integram a teoria e prática, por meio de vivência e/ou observação de situações reais.

Ver Unidades Curriculares

Por que estudar na UNIDON?

Na UNIDON, o Curso de LETRAS forma profissionais reflexivos, que tenham domínio técnico, científico e pedagógico, qualificando o licenciado em LETRAS para promover a educação mudando vidas. Com uma formação sólida e humanística embasada em metodologias inovadoras de ensino desde o início do curso, aliando teoria e prática como principal eixo formador. Tradição e inovação fazem da UNIDON o lugar certo para sua graduação em LETRAS.