Redação Online

Com base nas leituras dos textos motivadores abaixo, redija um texto dissertativo-argumentativo, em Norma Culta da Língua Portuguesa, sobre o tema “Quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional?


Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

Instruções:

Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

Texto 1

Talento, vocação e mercado de trabalho

Não há como negar que o mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo. Por outro lado, recentemente, as empresas têm revelado precisar de trabalhadores com qualificações específicas, de nível técnico ou superior, que estão em falta no país. Além disso, existem vários outros fatores que podem interferir na escolha de uma profissão ou na obtenção de um bom emprego. Sorte, vocação, talento, boa formação escolar, estar atento à demanda e às circunstâncias do momento.

A vocação permite dar sentido de unidade ao exercício de um ou vários talentos, próprios ou alheios. O talento, por sua vez, é a estabilização da capacidade para fazer bem alguma coisa. O “mercado de trabalho” se abre a esta ou àquela pessoa não em virtude de sua vocação, mas do seu talento, pois este é algo atual e útil e não potencial, como a vocação. A realização profissional resulta de que o talento seja o prosseguimento harmônico, cultural, da vocação.

Texto 2

Educação de qualidade

É indiscutível que uma grande parcela da garantia de sucesso do processo educacional está na sala de aula, nas mãos do professor. O professor Zeferino Vaz, quando criou a Unicamp, em precárias instalações que tinham sido uma propriedade rural, disse que uma universidade se faz primeiro com cérebros, depois com cérebros, depois com cérebros, depois com bibliotecas e laboratórios e somente depois com prédios. Sem dúvida nenhuma, se oferecermos tudo o que se refere a equipamentos e condições de trabalho para que uma escola funcione, mas colocarmos ali professores mal formados, não teremos uma educação de qualidade. Enquanto o inverso pode até acontecer: uma educação razoável, apesar de condições materiais desfavoráveis.

Utilize os botões abaixo para navegar:

Abaixo, é o espaço para sua redação:

0 de 3500
Inicio
00:00:00
Tempo
00:00:00
Fim
00:00:00